Picture of Isabel Salviano

Isabel Salviano

Onde está a nossa verdade?

Foto: @tayllafoto

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares… mas a resposta é simples: está em nós mesmos. Como achar é a questão. Uma coisa é certa: não precisamos necessariamente ser aquilo que corresponde às “ordens” dos dizeres e desejos daqueles que nos rodeiam. Se forçar a isso pode ser uma grande fonte de sofrimento.

Na verdade, a grande sacada é perceber que esses dizeres são introjetados por nós, se tornando verdades inflexíveis, agindo como crenças dogmáticas. É preciso entender que essas cobranças passam a não ser mais do outro, mas sim de nós para com nós mesmos, para então flexibilizá-las, tornando-as mais condizentes com nossos próprios desejos.

A psicoterapia ajuda neste processo. Isso implica, sobretudo, permitir desabrochar nossos desejos muitas vezes adormecidos ou mais comumente aprisionados dentro de nós… eles representam nossa verdade mais íntima.

Isabel Salviano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Desmistificando o TOC

Muitas vezes, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é confundido com manias ou perfeccionismo. Na realidade, é um transtorno mental complexo que vai além de comportamentos repetitivos. Vamos juntos desmistificar esse transtorno e entender suas nuances. O que são Obsessões? As obsessões

Ler mais

A arte de simplificar a vida

O ser humano é um ser vivo, finito, nascido e evoluído no planeta Terra, cuja inteligência, consciência e racionalidade geram nele a estranha e incansável necessidade de dar sentido a tudo. Nessa ânsia por sentido, pode ser “seduzido” a complexificar

Ler mais
Enviar uma mensagem
Posso ajudá-lo?