Picture of Isabel Salviano

Isabel Salviano

Você já ouviu falar em autoeficácia e como ela se relaciona com a ansiedade?

Quando falamos de autoeficácia estamos, na verdade, tentando ressaltar a importância da crença de autoeficácia, isto é, da crença que o indivíduo tem na sua capacidade de realizar algo, e a partir disso, se organizar e executar ações para atingir metas. Isso gera e reforça a motivação da pessoa, amplificando sua dedicação, além de torná-la mais perseverante e capaz de enfrentar obstáculos, com mais resiliência frente às adversidades. No caso da ansiedade, por conta de uma avaliação distorcida das situações, a pessoa acredita que ela é incapaz de lidar com os diferentes problemas e preocupações (geralmente encarados como “ameaçadores”, gerando angústia), interferindo no julgamento da sua autoeficácia, produzindo uma sensação de impotência, que por sua vez irá contribuir para a manutenção da ansiedade.

É sempre importante se questionar sobre como está a sua autoeficácia, e o quanto isso pode estar interferindo na sua vida, tendo sempre em mente a razoabilidade, para evitar o excesso de autocobrança. A psicologia, hoje, dispõe de estratégias capazes de promover e aprimorar essa crença na capacidade de enfrentar os diferentes desafios vivenciados.

Isabel Salviano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Escolha e assuma seus valores!

Escolha e assuma seus valores! Seja fiel a eles e, consequentemente, a si mesmo. Aceite que pode falhar, mas não significa que deva se contentar com isso. Seja verdadeiro consigo mesmo. A reavaliação de valores tem a ver com transformação.

Ler mais
Enviar uma mensagem
Posso ajudá-lo?