Cada vez mais a ciência avança no detalhamento dos diversos fatores (biológicos, psicológicos e sociais) que determinam a formação da nossa personalidade. Analisando os fatores psicossociais, nos deparamos com o fato de que somos sim, de certa forma, um somatório de tudo que vivemos, aprendemos e “apreendemos” a partir do nosso ambiente: nossa família e meio social.
Os transtornos mentais possuem causas multifatoriais, mas, independentemente de se ter ou não um transtorno mental, o que nos faz sofrer se conecta intimamente com essa equação que envolve o que apreendemos da nossa história de vida para nos tornarmos quem somos (onde entram fatores como autoimagem, crenças e ideais), e a maneira como nos relacionamos com isso, diante da realidade que se apresenta.
É nessa equação que a psicoterapia procura atuar: exteriorizando, dialetizando e entendo essa interação, para, a partir do desejo do paciente, fazer valer uma elaboração que valorize o surgimento de um sujeito que se respeite e se aceite.Como você lida com a sua história?
Isabel Salviano
03/03/2023